terça-feira, 10 de julho de 2018

Resumo

O resumo é um gênero textual em que temos que ter duas habilidades: a síntese e a objetividade. Trata-se de um texto em que são dispostos e apresentados os pontos essenciais, ideias ou fatos principais que foram desenvolvidos no decorrer de outro texto. Esses pontos são expostos de forma abreviada, sempre respeitando a ordem em que aparecem no texto resumido.

Fonte:https://www.estudopratico.com.br/genero-textual-resumo/

Exemplo:
O presente estudo analisa os artigos e as indicações de bibliografia voltados à
formação dos professores e à organização de uma biblioteca infantil no ensino pré-primário,
tendo como referencial a Revista do Ensino/RS (1951-1978). Permite o conhecimento do
contexto histórico em que a escola pré-primária se encontrava, visando a compreensão dos
temas abordados pela revista para embasar a prática dos educadores desta faixa etária.
A educação pré-primária – atual Educação Infantil – consiste na educação das crianças
antes da sua entrada na escola primária, direcionada à faixa etária de zero a seis anos de idade.
Tem como objetivo estimular os alunos, exercitando e desenvolvendo as habilidades
cognitivas, motoras e sócio-afetivas, necessárias para o processo de alfabetização.
A pré-escola, bem como a escola primária, sofreu transformações com o movimento
da Escola Nova, a qual propunha uma nova configuração do campo pedagógico,
influenciando as políticas educacionais, a formação dos educadores e a prática educativa. O
objetivo principal era fazer com que o aluno aprendesse através de observações e experiências
próprias, para qual o professor não seria mais o transmissor do conhecimento, e sim um
mediador, facilitador do processo de aprendizagem.
Esta nova idéia, contudo, não interferiu completamente nas práticas escolares, porém,
nota-se que o conteúdo das edições da revista, na seção de educação pré-primária, vai se
modificando, seguindo, de certa forma, estas propostas de mudanças sugeridas pelas ideias da
Escola Nova.
Contextualizando o momento histórico em que a Revista do Ensino/RS era publicada e
o período estudado, é possível perceber que o país estava em pleno desenvolvimento
industrial e expansão urbana, sendo preciso educar as crianças para viverem de acordo com esta demanda social, ou seja, acompanhando e favorecendo este crescimento. Neste sentido, a
educação das crianças passa a ser mais valorizada, uma vez que são consideradas como
“adultos em potencial”.
A Revista do Ensino/RS, acompanhando estas mudanças, oferecia subsídios teóricos e
práticos para a formação do professor pré-primário, assim como indicava leituras que
ampliariam seu conhecimento sobre o ensino pré-primário, interferindo na sua prática
pedagógica. Através da pesquisa realizada, é possível afirmar que as primeiras edições da
revista, de 1951 a 1955 aproximadamente, apresentam sugestões de atividades mais práticas,
como por exemplo, desenhos para as crianças colorirem, moldes de dobradura, recorte e
alinhavo, poemas, músicas, entre outras, contendo em grande parte mensagens de moralidade
e civilidade. As informações eram mais objetivas, e sem reflexão sobre o trabalho que estava
sendo proposto.
As outras edições aos poucos vão adotando um caráter mais reflexivo, permitindo que
o professor leia textos sobre o desenvolvimento emocional da criança, compreendendo como
ocorre esse processo e, dessa forma, adequando as atividades propostas à faixa etária da sua
turma, levando em consideração o interesse da mesma. A partir da edição número 31 (junho
de 1955) começam a aparecer textos mais reflexivos sobre o jardim de infância, sua
importância, como deve ser a prática pedagógica, como desenvolver as habilidades de
matemática, linguagem, ciências, estudos sociais, etc., permitindo que o professor reflita sobre
a sua prática, relacionando com o assunto abordado. Apresenta também textos que sugerem
como explorar os ambientes da escola (áreas externas e internas), como trabalhar com a
higiene, planos de aula de educação física, enfim. A revista ainda dispõe sugestões somente
práticas, como moldes para dobradura e alinhavo ou para recorte e colagem, músicas, poemas,
etc., porém, nota-se que, geralmente, essas estão relacionadas entre si, principalmente em
datas comemorativas, como o Natal, a Páscoa, o Dia das Mães. Em algumas edições percebese
a elaboração de projetos sobre um determinado tema. Estes foram desenvolvidos em
escolas e são apresentados nas revistas com todas as especificações de cada área
desenvolvida, fotos e bibliografia como sugestões para outros professores.
O periódico também se preocupa em fornecer indicações de bibliografia visando a
formação continuada e embasando o fazer pedagógico do professor. Desta forma, apresenta
sugestões de livros para que a educadora amplie seus conhecimentos, complementando sua
formação, além da indicação de livros para a construção de uma biblioteca infantil. A
organização da biblioteca infantil na sala de aula da classe pré-primária deve contar com a atuação do professor, que novamente irá mediar o contato das crianças com os livros, realizando a contação de histórias que sejam do interesse dos alunos, permitindo que se envolvam com esta, desenvolvendo a imaginação, a linguagem e, principalmente, formando leitores. Neste sentido, é possível verificar a preocupação com a leitura e a influência do contato com o livro infantil para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças em idade pré-escolar. Para realizar a pesquisa, foi necessária a leitura de todos os exemplares da Revista do Ensino/RS, de 1951 à 1978, especificamente da parte da educação pré-primária, realizando a coleta de informações (revisão bibliográfica) para analisar mais profundamente o tema selecionado. Na Revista do Ensino/RS (1951-1978) percebe-se que a seção do ensino pré-escolar pretende uma prática pedagógica que considere a realidade e os conhecimentos das crianças, porém, visa a formação de um cidadão que corresponda com as necessidades que a sociedade impõe, com polidez e esmero. Através do estudo feito, é possível concluir que a revista acompanha as transformações que os movimentos educacionais promovem.

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